TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 81 BLOGS E MAIS DE 6 MIL LINKS

segunda-feira, 4 de março de 2013

ASSENTAMENTO MOACIR LUCENA


O Projeto de Assentamento Moací Lucena está localizado no Sítio Boca da Mata, na Chapada do Apodi e localiza-se há 22 quilômetros da sede da cidade de Apodi/RN.

O assentamento foi originado de uma ocupação que acontece no mês de agosto do ano de 1996 e suas desapropriação foi publicada no diário oficial no mês de agosto de 1998. A área territorial total do PA Moací Lucena equivalente 527 está subdividida em 20 lotes de 19,5 hectares, a reserva legal de 110 hectares e a área coletiva de 60 hectares. O grupo que ocupou a área foi criado pelas famílias que habitavam na propriedade e outras que moravam nas vizinhanças. As entidades de apoio na ocupação foram: o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rural de Apodi/RN - STTR e a Comissão Pastoral da Terra - CPT de Mossoró.

A origem do nome deu-se em homenagem ao presidente falecido na época, Senhor Moací Lucena de Oliveira. Atualmente o PA conta com 20 famílias assentadas e seus agregados. Dentro das atividades de lazer existem as culturas e esportivas, dentro das culturas a religiosa (padroeiro) e das esportivas o futsal e a capoeira, essas atividades apresentam grande participação dos jovens filhos de assentados e que constitui o próprio grupo de jovens.

Os presidentes do PA foram: José Holanda de Morais (2 mandatos); Elias Antonio da Costa (in memorian) (1 mandato); João Holanda de Morais (1 mandato) Irapuã Ângelo (2 mandatos) e Francisco Rubem (2 mandatos e atual presidente em 2011).

As fontes de renda das famílias são obtidas principalmente das culturas de sequeiros como feijão, milho, sorgo, algodão, gergelim, abóbora e melancia. Outras fontes não menos importantes são a da ovinocaprinocultura, apicultura, bovinocultura, avicultura e suinocultura. A produção de polpa de frutas é bastante diversificada, pois existem uma produção variada de 07 tipos de frutas, principalmente de sequeiros, sendo elas: cajueiro, canjarana, umbu, acerola, etc.

A assessoria técnica no PA é proporcionada desde 2001 pela Cooperativa de Assessoria e Serviços Múltiplos ao Desenvolvimento Rural - COOPERVIDA e tem como parceiros STTR, CPT, PDHC e CEAPAC.

O mais importante para manter esse sistema de produção sustentável é que no PA Moací Lucena existe a cultura do amor de cultivar a terra em sistema agroecológico, preservamos a fauna a flora: manejo da caatinga o outro sistema de produção de forma sustentável a ponto, é importante colocar a dimensão que o PA tem conseguido exemplarmente com a sua produção sustentável a ponto de ser divulgado mundialmente

Na Associação onde tudo se faz e se discute com as famílias, sua fundação se deu em 1998 e várias organizações sempre tiveram atuação, tais como o STR e a CPT. A área demonstrativa em Manejo da Caatinga do P.A. que teve início em 2003 com assessoria da COOPERVIDA financiada pelo Projeto Dom Helder Câmara sendo um sistema integrado (raleamento, rebaixamento e enriquecimento) como reflexo trouxe resultados excelentes no que se refere às alternativas de convivência com o semi-árido, na comunidade e através dos intercâmbios hoje se consideram como uma tecnologia apropriada na comunidade e outras vizinhas. Vale salientar que o manejo dessa área trouxe: aumento da disponibilidade de forragem, melhoria de sua qualidade; aumento da produção animal; aumento da capacidade de suporte; melhoria da utilização da forragem, melhoria da qualidade bromatologica da vegetação; melhoria do solo; preservação das espécies nativas; aumento da renda familiar através do aumento da caprinocultura leiteira e corte e da apicultura. 
FONTE: BLOG TUDO APODI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
SOU TRICOLOR DE CORAÇÃO, BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ

RELÓGIO